domingo, 6 de setembro de 2020

A importância do pedido de colo


Mamãe, quero colo (com os olhos marejados). E ela já sabe, sempre terá o meu sim. 

Com o passar do tempo, um dia desses pensando eu; percebi o quanto meu pacotinho cresceu.

E agora, não consigo mais pegar no colo, como assim? Ela só tem tamanho e eu não quero perder esse momento, até
 por que a irmã de 3 anos tem muito colo ainda.

Certo dia ela começou a chorar e eu disse, filha você está enorme e eu não consigo mais pegar você no colo, e agora? Fiquei pensando e disse, sobe na cadeira que eu vou tentar, ok? E não é que deu certo haha, claro que não dá por muito tempo, mas é o tempo suficiente para retomar as lembranças daquele tão sonhado colo que sempre desejei em dar um dia. E com certeza, não será o tamanho que vai me impedir. 

Então fizemos um combinado:

"Filha, sempre que precisar de colo é só pedir que a mamãe dá,  ok? 
Mas mamãe, mesmo quando eu crescer? 
Sim, sempre, até você ficar adulta.
Mas você vai aguentar? 
Sim, mamãe dá um jeito, quando for adulta pode deitar no meu colo."

Aos 6 anos ela tem plena certeza de que sempre terá colo, independente do tempo e do momento e percebo que depois do nosso combinado os pedidos de colo aumentaram. Por que será? A irmã tomou conta do colo dela e ela achou que não teria mais direito ou que teria que ceder sempre e se afastou. 

Talvez eu até tenha deixado passar, pela correria, quando a irmã chegou, mas logo percebi que precisava retomar esse vínculo que também me fazia falta e era essencial para ela se sentir segura e amparada nas suas emoções.

Dê sempre colo, não precisa falar nada, esse gesto pode mudar o tipo de filho adulto que você vai ter, com certeza mais seguro, autônomo e feliz, por que quando ele mais precisou tinha alguém que acolheu e protegeu.

E com vocês mamães, como é por aí? Comenta aqui 👇👇 sua experiência e vamos distribuir os nossos colos infinitamente.

💙👩‍👧‍👧💜

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-me sua experiência, vou adorar saber como você lida com a sua maternidade.

Postagens Recentes

A autonomia também pode ser demais