quarta-feira, 9 de setembro de 2020

A maternidade ideal x real




Essa cara de mãe exausta, sem dormir, sem olhar a luz do sol, ainda se recuperando emocionalmente e fisicamente da cesárea inesperada e vivendo o desespero da falta de péga na amamentação da primogênita.Tbt de 1 mês da minha Bá em 2014. 

Esse semblante retrata a maternidade real tomando o lugar da maternidade idealizada. Quantos sonhos, desejos e expectativas frustradas ali eu vivi, não tive saúde mental naquele momento para lidar com tanta frustração ao mesmo tempo. Lembro bem da pediatra dizendo: 

"Ela precisa mamar, não podemos perdê-la".Vamos esperar e fazer mais algumas tentativas no peito mas acho que vamos ter que introduzir LA logo. Ela não tem xixi na fralda por que ela não mama."

Saindo do consultório aos prantos, meu sonho de amamentar estava indo por água abaixo e minha filha estava passando fome. Já bastava a frustração do parto não ter sido normal, agora mais essa? 

Vive momentos de muita angústia, dor e tristeza e hoje refletindo, eu estava com o meu sonho nos braços como fiquei tão triste? Sim, a maternidade idealizada, aquela dos contos de fadas eu também queria para mim e não veio, foi muito difícil lidar, sofri muito. 

Quando comecei a falar de maternidade com algumas mães nos grupos terapêuticos eu descobri o quanto eu poderia ajudar e tornar a vida daquelas mães mais leves, com menos expectativas, nova percepção e aceitação baseada na maternidade real. Logo fiquei pensando, se eu psicóloga já experiente sofri tanto por ter criado tantas expectativas com a maternidade e vivi noites de angústia e dor emocional, imagina quem não tem conhecimento das causas daquela tristeza, angústia e da dor da idealização frustrada.

Foi aí que surgiu a ideia de unir o meu amor pela psicologia e pela maternidade em propósito de acolher e ajudar no resgate da saúde mental materna. Quero sim poder ajudar mães que sonham com a maternidade, como eu sonhei e que hoje estão com a saúde mental está abalada, exaustas e em algum momento ou outro se vêem ingratas como mães. 

Eu sei que não é fácil, mas a maternidade é uma dádiva e vamos juntas viver esse momento precioso com mais leveza e menos exaustão, ok? 

Isso faz sentido para você mamãe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-me sua experiência, vou adorar saber como você lida com a sua maternidade.

Postagens Recentes

A autonomia também pode ser demais